quinta-feira, 2 de julho de 2009

Futebol em Portugal - Período I

(clicar na imagem para ler)



1º Período
1906 a 1948

Desde o aparecimento do 1º campeonato, em Lisboa, sob a égide de uma entidade organizadora, até à primeira grande reformulação do futebol em Portugal, que passou a ter dois patamares independentes (regional e nacional), embora interligados de alguma forma.
Sem rejeitar quaisquer imprecisões, dadas as limitações das pesquisas que realizamos, foram referenciadas 598 competições (quadro anexo), onde se envolveram 554 clubes.

nota adicional.

Este trabalho vai sendo corrigido à medida que se encontram novos dados. Por isso o quadro acima aponta para um nº de provas diferente do que os anteriormente indicados. E por certo não sera esta a última rectificação, dada a dificuldade em chegar às informações publicadas na época das provas.

(actualizado em 24 Dezembro 2010)

4 comentários:

Anónimo disse...

É sem dúvida um excelente trabalho que está a executar. Da minha parte, vou tentando sempre comentar ou fazer algum reparo às noticias que vai colocando no blog.
A minha questão é se vai continuar a dar a composição das épocas seguintes.

Um abraço,
Luís Ruivinho

Victor Sousa disse...

É minha intenção fazer o levantamento distrital até ao ano 2000. Neste momento vou nos anos 80. Pesquiso os anos 60/80 das ilhas.

José Guilherme disse...

Excelente pesquisa, dou grande valor ao trabalho que tem feito porque eu em tempos tambem passei horas, dias, semanas durante anos, na Bibiloteca Nacional e na Hemeroteca de Lisboa, a consultar jornais desportivos.
Aposto que muitos amadores de estatítisticas tem beneficiado do seu trabalho e ainda não vi um agradecimento. O "Arquivos da bola" já foi um excelente blog mas agora foi assaltado por "postas de pescada" e, salvo raras excepções,é só erros e plagiadores.
Obrigado por tudo.

Victor Sousa disse...

"Zé na Bola" boa noite. Publiquei o seu comentário, e não me apercebi dele, pelo que só agora respondo.
Agradeço as suas palavras, e realmente o blogue que cita tem por lá muitos plagiadores.
Até já lá encontrei um a transcrever "ipsis verbis" o que leu num dos meus blogues, sem a cortesia de citar a fonte. Se dessem um pouco do seu tempo à pesquisa, ficávamos todos mais ricos. Mas enfim...

Desculpe o meu (involuntário) silêncio